Clube do Porão: A Transformação de um Sonho Musical em Realidade

Uma jornada de dedicação e paixão pela música

Desde os anos 2000, Tom Veras atua no ensino de guitarra e violão, ajudando seus alunos no desenvolvimento musical e artístico. Formado pela Universidade Livre de Música Maestro Tom Jobim (ULM), Tom sempre sonhou em criar um espaço onde pudesse compartilhar sua paixão pela música de maneira inovadora e acolhedora.

De professor a empreendedor

Até 2006, Tom oferecia aulas de guitarra e violão em domicílio, atendendo mais de 100 alunos, de crianças a idosos. Nesse mesmo ano, ele e sua esposa, Fê Veras, decidiram abrir uma agência de propaganda e marketing, aproveitando o crescimento do mercado digital. Com isso, Tom teve que reduzir suas aulas para se dedicar à nova empreitada, mas não abandonou completamente a música. Criou o site "Clube do Porão", onde compartilhava dicas de estudos e conectava alunos a professores amigos, mantendo viva sua ligação com o ensino musical.

Uma paixão renovada

Em 2015 a mãe de Tom faleceu, deixando-lhe um conselho precioso: voltar para a música. Em homenagem a ela, em 2016 Tom gravou uma série de vídeos no YouTube, formando um curso gratuito para iniciantes em violão e guitarra. Apesar da baixa qualidade técnica, os vídeos alcançaram 80 mil visualizações e receberam inúmeras mensagens de gratidão de pessoas de todo o Brasil.

O resgate do Blues

Tom Veras se apaixonou pelo Blues aos 16 anos e atuou como guitarrista de blues em algumas bandas. Mas o ano de 2019 marcou uma nova fase para Tom e Fê: Eles formaram a banda NaBeira Blues, que mais tarde (2023) foi rebatizada de Veras Blues Band. Com a banda, o casal se apresentou em mais de 60 lugares, entre bares, casas de show, festivais de música, praças e ruas, conquistando fãs e se tornando conhecidos no cenário do blues paulistano.

Unindo psicologia e música

Apaixonada por psicologia, Fê Veras começou a pensar em como unir essa paixão com a música. Em 2020, o casal começou a planejar a retomada do projeto Clube do Porão, incorporando as técnicas de aprendizado que Fê utilizou para se soltar no canto. Em 2021, realizaram as primeiras práticas de conjunto, unindo pessoas de todas as idades e níveis de conhecimento musical. O sucesso foi imediato, mesmo com as limitações impostas pela pandemia.

Clube do Porão 2024

Em julho de 2024 Tom e Fê finalmente reiniciam o projeto Clube do Porão, num primeiro momento oferecendo aulas e práticas em seu home studio no Itaim Bibi, mas com planos para expandir para um imóvel comercial à medida que o número de participantes aumenta.

O Clube do Porão, mais do que um projeto de ensino musical, é um espaço de encontro e aprendizado onde apaixonados pela música podem expressar sua autenticidade, se conectar com outras pessoas e compartilhar conhecimentos através de atividades práticas em conjunto.

CRONOLOGIA

Até 2001
Tom Veras estudava na ULM e conheceu Fê Veras, com quem se casou.
Até 2006
Tom Veras atuava como professor de guitarra e violão, oferecendo aulas em domicílio. Atendeu mais de 100 alunos, principalmente crianças e adolescentes, mas também adultos e idosos
2006
Tom e Fê Veras decidiram abrir uma pequena agência de propaganda e marketing devido ao crescimento das buscas e campanhas publicitárias. Tom começou a reduzir as aulas de música para se dedicar à agência, com o plano de abrir uma escola de música no futuro com um formato inovador.
2006
Ao ir se desligando temporariamente das aulas, Tom criou um site chamado "Clube do Porão", um misto de blog com dicas de estudos e uma plataforma para oferecer aulas particulares de música em domicílio com professores amigos de Tom. O site funcionou quase como uma escola, mesmo sem ter um espaço físico.
Com o tempo
A agência consumia todo o tempo de Tom, que deixou de escrever no site, e a rede de professores foi se desfazendo.
A mãe de Tom faleceu, aconselhando-o a voltar para a música antes de partir.
2016
Em homenagem à sua mãe, Tom gravou uma série de vídeos no YouTube, formando um curso detalhado e gratuito para iniciantes no violão e guitarra. Apesar da baixa qualidade dos vídeos e áudios, o curso alcançou 80 mil visualizações e recebeu inúmeras mensagens de gratidão de pessoas de todo o Brasil.
2019
Tom e Fê decidiram formar uma banda de blues, onde Fê se soltou e descobriu um lindo timbre de voz característico para cantar blues.
2019-2023
A banda NaBeira Blues, formada por Tom e Fê, se apresentou em mais de 60 de bares, casas de show, festivais de música, praças e ruas.
Por volta de 2020
Fê e Tom uniram suas paixões (psicologia e música) e incorporaram a experiência de Fê no canto para realizar suas primeiras práticas de conjunto.
2021
Realizaram as primeiras práticas de conjunto, unindo pessoas de todas as idades e níveis de conhecimento musical diferentes. Foi um grande sucesso, apesar das limitações impostas pela pandemia, e serviu como um ótimo laboratório para validar o modelo.
A banda NaBeira Blues passou a se chamar Veras Blues Band.
Início de 2024
Tom retirou todos as vídeos aulas do ar para regravá-las agora numa qualidade profissional, projeto em andamento nesse momento.
Julho de 2024
Tom e Fê começam a elaborar e oferecer aulas, cursos e práticas com opções online e presenciais (a princípio em seu home studio no Itaim Bibi com plano de expandir para um imóvel comercial futuramente).